domingo, 6 de maio de 2012

Dia da Mãe

Hoje também é dia da Mãe!

A minha está a 300 kms daqui, em Bordonhos na sua terra natal. Vai hoje a uma profissão de fé de um primo meu e portanto não a vejo hoje.

A mãe do meu Guilherme está com uma camada de gripe de todo o tamanho, mas sei que o Guilherme tem uma surpresa reservada para ela, vamos lá ver o que é.

Já a mãe da minha Maria vem cá passar o Domingo com o meu sogro e a minha sobrinha. Sempre ajudam a minha esposa nalguma coisa que queira fazer por aqui.

Dia da Mãe é todos os dias, como se sabe, mas quiseram marcar esta data devido a uma coisa que aconteceu há muito tempo. Essa coisa foi:


A mais antiga celebração do Dia das Mães tem origem mitológica. Na Antiga Grécia, a entrada da primavera era festejada em honra a Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus , considerada a Mãe dos Deuses.


Bem mais tarde, no início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Este dia ficou conhecido como o Mothering Sunday (Domingo das Mães). Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães e levavam o mothering cake, um bolo, de presente para elas.


Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada, em 1872, por Júlia Ward Howe, autora da letra do hino do país. Seria, na concepção dela, um dia dedicado à paz.Mas foi outra americana, Ana Jarvis, da Filadelfia, que em 1907 iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Ana perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo a comemoração se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de maio, o segundo domingo de maio.


Retirado daqui, mas está em inúmeros sites, inclusive no wikipedia

Um beijinho para todas as mães e em especial para a minha :)
Enviar um comentário