segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Restaurantes - Voltar ao Cais

Hoje decidi criar uma categoria de nome restaurantes, que vai contento todos os restaurantes que eu vou frequentando a partir deste fim de semana passado.

Basicamente darei um resumo do restaurante em si, dando um veredicto final nas seguintes características:

Qualidade (0 - Pior Qualidade; 5 - Melhor Qualidade):
- Qualidade do prato, serviço e atendimento.
- Pior Qualidade (0) significa que não quiseram saber de nós, se estavamos satisfeitos ou não, o prato apresentava muita gordura, e demora no atendimento.
- Melhor Qualidade (5) significa muita preocupação com a satisfação do cliente, prato bem apresentável e sabor de comer e chorar por mais, atendimento rapidíssimo.

Quantidade (0 - Menor Quantidade; 5 - Maior Quantidade):
- Menor Quantidade (0) significa que com uma dose fiquei com fome.
- Maior Quantidade (5) significa que uma dose (que seria para 2 pessoas) deu para um casal, com direito a repetição e ainda sobrou. (destes só no Norte do país).

Preço (0 - Barato; 5 - Caro):
- Barato (0) significa até 6.5 € por pessoa e inclui prato, bebida sobremesa e café.
- Caro (5) significa mais de 20€ por pessoa incluíndo prato, bebida sobremesa e café.

Obviamente que não considero um restaurante que tenha Quantidade 5, Preço 5 e Qualidade 5, um restaurante caro, pois há uma boa relação entre as características. Isto é meramente uma classificação.

Assim, para começar vou falar de um restaurante que fica em Alhandra de nome "Voltar ao Cais".

Fui lá este Sábado com a família (Raquel e Guilherme). A minha Maria fez anos na quinta-feira e por impossibilidades pessoais apenas festejámos o aniversário neste Sábado.

Em relação ao restaurante:

Um espaço onde o moderno tem um sabor tradicional. De frente para o Tejo, que atravessa as portas envidraçadas do restaurante, em plena zona ribeirinha de Alhandra, o restaurante Voltar ao Cais propõe-se a isso mesmo. Voltar à comida tradicional (com uma pitada qb de criatividade), voltar aos tempos em que o cais 14 era um dos mais importantes portos de comércio. Nasceu em Agosto de 2007 de uma antigo armazém de arroz (que também terá sido armazém de vinhos). Desses tempos, guarda o tecto de largas vigas de madeira antiga e as fotografias de época, ainda a preto e branco. Sobre as paredes, passou um pincel, e elas ficaram vermelho-rubi. Para fazer entrar uma lufada de ar fresco e trazer um bocadinho do século XXI para o interior do espaço...

Especialidades:
Entrada: Sopa rica de cação; Ovos com farinheira.
Peixe: Ensopado de enguias; Linguadinhos à bulhão pato; Sopa de peixe; Folhinhas de oliveira fritas com arroz de tomate.
Carne: Cabidela de galinha; Bife da casa com molho de amêijoas; Secretos de porco preto.
Doces: Bolo de chocolate.



Nós comemos secretos e picanha que por sinal estavam muito bons.

Qualidade (0 - Pior Qualidade; 5 - Melhor Qualidade): 5
Quantidade (0 - Menor Quantidade; 5 - Maior Quantidade): 3
Preço (0 - Barato; 5 - Caro): 4

Para quem quiser um jantar romântico, e não se preocupe com o preço, recomendo.


Infos:

Restaurante "Voltar ao Cais"
Alhandra - Google Maps

6 comentários:

Raquel Freitas disse...

Gostava de dizer que para mim é p melhor restaurante na zona de Vila Franca de Xira. De facto que é um espaço bastante agradável e romântico!
Para jantares a dois é o ideal!

Unknown disse...

E conheces todos?
Andas distraída!
Sabes onde fica o AbraçoTejo?
Eu digo-te...
Edifício das Piscinas Baptista Pereira... em Alhandra! Ah pois é!
Vista deslumbrante sobre o rio, restaurante todo envidraçado, serviço diferente do comum dos restaurantes (entradas e sobremesas em buffet, à descrição)...
Devias conhecer, para poderes dizer qual o melhor restaurante da região!

Anónimo disse...

Fiz nesse restaurante o almoço de baptismo do meu filho... Foi uma desilusão!! Somente a comida estava 5 estrelas.. pq o atendimento foi mto mau, as pessoas estavam mal dispostas e antipáticas (em especial a sra que está à frente do restaurante!!)

Anónimo disse...

O "Abraço Tejo" é bastante pior! Já almocei espetadas de lulas completamente cruas e um bacalhau com espinafres azedos!!! Mas o pior mesmo é a falta de profissionalismo e de educação da cozinheira, que para além de se dirigir às mesas com o soutien preto à mostra(!), trata os clientes (que nunca viu à frente) por tu e pensa que é a "rainha da cocada".
O que vale é que há pessoas que comem de tudo!!

Rteixeira disse...

O Abraço'Tejo que conheci, provavelmente o mesmo que aqui é referido em Novembro de 2009, tinha como gerência um casal de 40 e muitos anos, extremamente educado e simpático, super atento aos detalhes. Sei que depois mudaram a gerência. Pelos vistos, para pior :(

Anónimo disse...

pedrasaltas.com