terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Caganda investimento!

Este ano, resolvi enterrar-me num investimento. Investimento este, garantidamente rentável, embora seja preciso ter guita inicial para investir ou, possibilidades de pedir empréstimo (sendo este último o meu caso).

Bom, não foi bem este ano que foi tomada a decisão, foi mais no início do ano passado, quisemos instalar painéis fotovoltaicos e paineis solares para ter aguinha quentinha.
Pedimos orçamentos, optámos por uma empresa, mas existe um conjunto de passos a tomar antes de ser feita qualquer instalação. Vou inseri-los pela ordem e até onde me encontro actualmente.

1- Janeiro/Fevereiro 2010: Fazer a pré-inscrição para microprodutor. A empresa que fará a instalação, ofereceu-se para isso, no entanto tivemos de aguardar 8 meses para que as pré-inscrições tivessem abertas (coisas do estado).

2- Outubro/Novembro 2010: Fazer a inscrição para microprodutor. A empresa também o fez por nós, mas aqui já foi preciso pagar uma taxa.

3- Desembro 2010/Janeiro 2011: Após a inscrição feita, foi necessário aguardar que fosse aprovada, sendo que se não fosse aprovada, a empresa faria uns ajustes no orçamento e voltaria à carga (o que vale é a empresa tratar disto tudo, senão...)

4- Fevereiro 2011: Pedir o empréstimo ao banco. Após a inscrição ter sido aprovada, temos 140 dias para fazer a instalação toda e voltar a pedir aprovação da instalação. Parece muito mas não é, principalmente porque os bancos da cidade de Lisboa nunca fizeram empréstimos para instalações destas, só os bancos do interior é que têm experiência nessa área.

5- Após o crédito ter sido aprovado, dão-nos 30% do valor de empréstimo que é precisamente o valor que a empresa precisa para começar. O crédito já foi aprovado, mas ainda não tenho a guita disponível. De qualquer forma, como eu tive possibilidades de arranjar 30% de outro lado (sendo que quando cair o dinheiro do empréstimo, terei de devolver), disponibilizei esses 30% à empresa para começar.

6- A empresa já marcou uma data connosco para fazer uma análise detalhada sobre as obras que tem de executar em casa.

E estamos por aqui. Quando houver novidades, vou postando. Mas que isto dá trabalho, lá isso dá.